O governo anualmente paga através de lote a restituição do Imposto de Renda. A G44 reuniu algumas dicas para você saber o que fazer quando for a sua vez de receber essa renda extra.
A Receita Federal todos os anos faz o pagamento da restituição do Imposto de Renda dos brasileiros. De grosso modo, podemos dividir aqueles que recebem em dois tipos. Os que quitam suas dívidas. E os que investem esse dinheiro. Leia com atenção o texto abaixo, feito exatamente para te ajudar a tomar a melhor decisão sobre o assunto.
A maior parte dos consultores financeiros concorda que, para fazer um bom uso do dinheiro recebido, primeiro é necessário pagar dívidas, se houver. Os empréstimos mais caros, como o cheque especial e o rotativo do cartão de crédito, devem ser a prioridade. Isso porque, nenhum investimento vai render mais do que a taxa de juros de uma dívida.
Mas, para quem está com as contas em dia, fazer investimento com dinheiro da restituição é uma boa alternativa. Para aqueles que têm medo de arriscar demais, a sugestão é utilizar o dinheiro em uma aplicação de renda fixa. Já para aqueles que são mais ousados é a hora de aproveitar o mercado de investimentos de renda variável.
Em 2018, as datas de pagamento dos lotes de restituição do Imposto de Renda foram:
1º lote, 15 de junho;
2º lote, 16 de julho;
3º lote, 15 de agosto;
4º lote, 17 de setembro;
5º lote, 15 de outubro;
6º lote, 16 de novembro;
7º lote, 17 de dezembro.
É claro que nenhuma estratégia é válida quando não se tem apoio e segurança. Antes de tomar sua decisão, consulte e cheque informações sempre.
Gostou desse texto? Veja mais sobre finanças e outros assuntos aqui na G44 Brasil.
Parabéns pelo conteudo, as dicas vão me ajudar muito
[…] desenvolver essas lições, reunimos 5 dicas essenciais que podem definitivamente te ajudar a caminhar em direção ao sucesso […]