Como melhorar seu orçamento doméstico

1
260

A G44 separou algumas dicas para te ajudar financeiramente

Sua realidade é consequência de um bom controle financeiro ou de um planejamento mal executado. Isso porque o que importa não é quanto dinheiro você ganha, mas como você gasta, administra e valoriza esse dinheiro. Por isso, lembre-se sempre que ter uma boa educação financeira depende muito mais dos seus gastos do que dos seus ganhos. Nós da G44 Brasil separamos algumas dicas!

  • Identifique as despesas

O primeiro passo para montar um orçamento doméstico é identificar todas as suas despesas. Coloque em ordem, começando pelas despesas mais importantes, como energia, água e alimentação. Depois pelas menos urgentes até chegar nas suas despesas que podem ser eliminadas a fim de conseguir economizar dinheiro, como o dinheiro da balada ou daquele cafezinho que você toma todos os dias na rua.

  • Comece o controle de gastos

O gasto descontrolado de dinheiro acontece geralmente pela falta de organização. Fica muito difícil saber exatamente o que se gasta sem estar controlando tudo. Uma alternativa para ter mais controle na sua renda é usar planilhas, anotando todas as receitas e despesas. Você pode usar no computador ou até anotando mesmo, dessa forma você vai saber exatamente onde está gastando mais, onde pode economizar e até onde você pode dedicar mais dinheiro.

  •  Envolva toda a família

Para que o orçamento doméstico tenha êxito, é preciso que toda a família contribua para o controle de gastos. Reuniões com todos da casa ajudam muito no engajamento, é preciso apresentar o orçamento deixando claro que será benéfico para a família, quando uma pessoa não participa, pode afetar todo o orçamento.

Um orçamento doméstico pode ser feito de forma simples, mas você deve seguir cada passo desse. Talvez a execução demande algumas dificuldades, mas será fácil se todas as pessoas da casa estiverem envolvidas.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here