Por que esse investimento é um excelente negócio para os brasileiros?

Emprestar para o governo pode parecer uma ideia completamente nova para a maioria das pessoas, mas, na verdade, é só uma questão de como o empréstimo é chamado. A ideia não é nem um pouco nova, muito pelo contrário. Dessa forma, a G44 Brasil explica.

Na França do século XVII, o governo vendeu títulos públicos para financiar a Guerra dos Trinta Anos. O Reino Unido aderiu à prática no século seguinte e, na Suécia, o financiamento público serviu para construir navios de batalha.

No Brasil, foi criado em 7 de janeiro de 2002 pelo Tesouro Nacional e a BM&FBOVESPA com o objetivo de democratizar o acesso a uma excelente opção de investimento em renda fixa, bem como, conquistar recursos para financiar a dívida pública e outras atividades do Governo Federal, o Tesouro Direto viabiliza a aquisição de títulos públicos por qualquer pessoa com CPF, o que significa uma forma de distribuir esses custos ao longo do tempo.

O Tesouro Nacional é o órgão responsável pela emissão e garantia dos títulos da dívida pública federal, por isso o Tesouro Direto é o investimento mais conservador do Brasil porque é o de menor risco. Foi pensando como forma de estímulo ao investimento de médio e longo prazo, uma nova alternativa para o pequeno investidor. É mais comum pedir empréstimos e sempre estar do lado de cá do balcão, mas comprando títulos públicos essa ordem é invertida.

Antes de 2002, apenas instituições financeiras tinham acesso a esse tipo de ativo. Os fundos de investimentos eram o que havia disponível para o investidor pessoa física. Vem daí o nome atual: Tesouro Direto. Entretanto, no Brasil, ainda não é tão ‘direto’ como nos Estados Unidos, por exemplo. Por aqui, ainda é necessário a intermediação de um banco ou corretora para se tornar um investidor. Desta forma, é preciso estar atento às taxas praticadas por essas instituições para escolher, preferencialmente, quem não cobre taxas.

Gostou deste post da G44 Brasil? Comente e compartilhe!

3 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here