Você conhece bitcoin, a criptomoeda mais famosa do mundo, mas e a tecnologia que está por trás dela? A G44 Brasil explica o que é Blockchain.

Entenda o que é e como funciona a tecnologia blockchain, usada na segurança e integridade das transações de criptomoedas.

A tecnologia por trás da bitcoin, chama-se blockchain. Ela surgiu em 2008, serve para registrar vários tipos de transações e possui seus registros espalhados por vários computadores. Cada transação é digitalmente assinada garantindo sua autenticidade. Assim, a transação fica protegida.

Várias outras moedas digitais, além da bitcoin, usam o modelo de tecnologia blockchain a fim de proteger suas transações.

Como funciona

Os dados das transações são armazenados em blocos com sua assinatura, garantindo uma criptografia única para que não seja violada. Portanto, cada bloco criado tem uma assinatura, chamada “hash”.

Quando um novo bloco é criado, além de ter uma assinatura própria, ou seja, uma hash, carrega também a hash anterior. Essa forma de segurança dificulta muito um ataque cibernético. De modo que, para derrubar um sistema, é preciso quebrar a criptografia de cada bloco de maneira sucessiva, o que é praticamente impossível.

A blockchain só funciona para criptomoedas ?

Não! a blockchain é uma solução tecnológica, estudada por várias áreas do mercado. Podendo ser aplicada para outras situações também. É basicamente uma forma nova de se armazenar informações de maneira descentralizada.

Por exemplo, grandes bancos como o HSBC, Santander, Bank of America tem interesse e estuda a possibilidade de implantar uma blockchain em seus processos.

A INOEX trabalha com criptomoedas e disponibiliza que seus associados façam transferências em troca dessas moedas digitais.

(Clique aqui para acessar o site da INOEX)

9 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here