23 de agosto de 2019
Início Criptomoedas Forks de criptomoedas, o que são afinal?

Forks de criptomoedas, o que são afinal?

254
1

Forks representam uma quebra de paradigma no protocolo de uma criptomoeda: a mais densa e famosa foi a “criação” do Bitcoin Gold e do Bitcoin Cash

Nos últimos meses houve uma grande variedade de forks no universo das criptomoedas. O mais recente dele foi a da Litecoin, e que deu origem à nova moeda Litecoin Cash, a qual teve valorização de 675% só nas primeiras 24 horas. Outro “garfo” famoso no ano passado foi a divisão do Bitcoin em Bitcoin Cash e Gold.

Devemos sempre ter em mente que criptomoeda é um conjunto de códigos e regras que juntos formam um sistema, à semelhança da Teoria Geral de Sistemas. Este sistema, assim como os apps de seu celular e os programas de computador, devem ser atualizados para que continuem o processo de aperfeiçoamento.

A princípio, devemos ter em mente que um fork ocorre quando é necessário se alterar a rede e o protocolo de uma criptomoeda. Essas atualizações no código de uma criptomoeda têm o objetivo de aprimorar sua estrutura, sempre. Essas alterações contém duas vertentes, o Soft Fork e o Hard Fork.

Soft fork

Soft fork é uma aplicação mais branda no protocolo de uma criptomoeda, a qual por sua capacidade é possível restringir certas regras de consenso nos nódulos, os chamados full nodes de mineração da rede. Este processo de atualização simples de criptomoedas, à semelhança de qualquer sistema cibernético, chama-se Soft Fork.

Hard fork

Hard fork, por sua vez, é uma alteração mais profunda e substancial que de certa forma abranda as regras dos nodos existentes nas criptomoedas. Isto porque estes utilizam um conjunto de blocos que têm suas regras renovadas a ponto de funcionarem novamente, com regras posteriores ao Hard Fork, caso seja um consenso de toda a comunidade de programadores de full nodes ou mineradores.

Neste caso, a moeda continua sendo uma só, por exemplo, Bitcoin. Se não haver consenso entre todos os envolvidos, é criada, dentro da blockchain, uma nova moeda: Bitcoin Cash e Gold, neste caso.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here