O que é Ripple?

0
440

Fundada em 2012 pela OpenCoin, o Ripple se tornou conhecida num primeiro momento por seu sistema de pagamento digital, para somente depois ganhar holofotes em sua versão como moeda virtual. Atualmente está em 4º lugar no ranking das criptomoedas, ficando atrás somente do Bitcoin, Ethereum e Bitcoin Cash, conforme dados da CoinMarketCap.

O sistema de pagamento permite que uma transferência de dinheiro com moedas convencionais ou virtuais – se realize perfeitamente sem estar sujeita às taxas e prazos das instituições financeiras.

A criptomoeda Ripple-XRP, tal qual o Bitcoin, realiza suas operações de forma descentralizada, ou seja, não controlada pelos bancos. Apesar dos pontos em comum, sua tecnologia é muito diferente. O Ripple utiliza um portal que serve como mediador entre o emissor e o destinatário das negociações, o que tem atraído instituições financeiras em virtude de sua plataforma de código aberto, o que possibilita a adoção de um protocolo próprio como forma de pagamento para qualquer instituição.

As vantagens vão desde o fato de estar sendo considerada por muitos bancos e instituições financeiras como uma alternativa para transações com as menores tarifas, como também pelo fato de que as transações são consideradas praticamente instantâneas, levando apenas alguns segundos para se concretizarem.

As semelhanças entre ele e o Bitcoin não ficam apenas no que diz respeito à descentralização, mas também quanto a existir um número limitado de Ripples disponíveis no mercado. O limite disponível de Ripple está em 100 bilhões, dos quais 50% estão disponíveis para quem quiser comprá-los e os 50% restantes ficam retidos pelos seus criadores.

Antes que interpretem essas vantagens e semelhanças como motivos de rivalidade entre o Ripple e o Bitcoin, é bom deixar claro que a relação passa bem distante disso, já que ele servirá também como um complemento para as atividades com o bitcoin, facilitando as negociações, justamente em razão das vantagens mencionadas.

Por enquanto, a desvantagem conhecida do Ripple é que ele só funciona em relações business to business, ou seja, ainda não pode ser utilizado para pagamentos por produtos ou serviços adquiridos online.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here