Se você não conhece, saiba que este texto é para você! Confira

A liquidez é um termo muito importante no mercado financeiro pois influencia no seus ganhos e nas suas perdas. Ou seja, ela corresponde a velocidade que um ativo pode ser correspondido por ele. Dessa forma, confira este post da G44 Brasil.

A liquidez nada mais é do que a facilidade que você tem para vender um determinado ativo.

Vamos ver um exemplo para ficar mais fácil. Imagine que você quer vender uma caneta e uma camisa na escola. A caneta custa 1 real e a camisa custa 60 reais, qual você acha que é mais fácil de vender? Continue lendo a G44 Brasil.

Independente se é dia de prova ou não, a caneta será muito mais fácil de vender por causa do seu baixo valor. Afinal, quase todos os alunos terão 1 real para dar, concorda? Já não podemos falar a mesma coisa dos 60 reais da camisa e por isso será mais difícil de vender.

Por que a liquidez é importante?

Porque quanto maior a liquidez, maior será a sua facilidade para vender ou comprar um determinado ativo.

Vamos supor que você queira comprar 100 ações da Vale4 porque fez um estudo de 2 semanas e chegou à conclusão de que a empresa vai valorizar 10% nos próximos 3 dias. Será que conseguirá comprar com tanta urgência se a Vale não tiver uma boa liquidez, ou seja, se não tiver uma boa quantidade sendo ofertada no mercado?

Outro exemplo bom é quando se trata de Bitcoin. Você tem 20 bitcoins, acabou de saber que uma empresa teve os seus bitcoins roubados e então decidiu vender os seus. O problema é que 1 bitcoin, na época, estava custando 23 mil reais e são poucas pessoas que tem esse dinheiro para dar com tamanha urgência.

Compartilhe e comente este post da G44 Brasil!

5 COMENTÁRIOS

  1. […] Um dos passos fundamentais para que você não caia nas armadilhas de investimentos é obtendo o máximo de informação sobre as aplicações que você pretende fazer. Acompanhe de perto o mercado antes de escolher onde irá investir o seu dinheiro, isso requer paciência, intuição e tempo. Sempre se informe sobre a instituição, o grau de risco da aplicação e, é claro, a rentabilidade. Esses são os pontos mais importantes. […]

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here